NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Respeitado pela qualidade, o Colégio Vinícius de Moraes tem a Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação como lema. Seu cumprimento exige de diretores, professores e funcionários muita responsabilidade e profissionalismo. O resultado desse empenho se traduz em ensino eficiente, primorosa organização, ambiente agradável e propício à educação.
   Nossa proposta pedagógica deriva dos princípios filosóficos e educacionais que direcionam a ação educativa e definem pressupostos teóricos e metodológicos, a relação de conteúdos básicos, a avaliação de cada área de conhecimento para cada série e fase, atendendo às diretrizes pedagógicas e legislativas definidas pelos órgãos oficiais competentes.
   São referenciais teóricos da proposta pedagógica do Colégio Vinícius de Moraes os seguintes autores, todos unânimes no resgate do homem para a vida cidadã:
Jean Piaget – nele buscamos conhecimento a respeito do desenvolvimento da criança, sua maneira de pensar, raciocinar e encarar os desafios do dia-a-dia.
Vygotsky –  traz-nos a visão social do homem, a leitura do seu mundo exterior, seu crescimento e desenvolvimento como fruto do meio.
Howard Gardner – contribui para a compreensão do aluno como ser único, com habilidades, talentos e inteligências próprias específicas que necessitam ser acessados e desenvolvidos pela educação.
Paulo Freire – enriquece-nos com sua proposta de construção e realização do homem que, mesmo na adversidade, interfere na própria história.
Pedro Demo – orienta-nos para a busca do conhecimento aberto, em que o homem constrói, desconstrói, transformando assim, a informação em conhecimento.
A ação pedagógica do Colégio Vinícius de Moraes focaliza os seguintes princípios:
Éticos – autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.
Políticos – direitos e deveres de cidadania, criticidade e respeito à ordem democrática.
Sociais – domínio da Ciências, da Filosofia e da Sociologia necessárias à vida cidadão.
Estéticos – sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Tecnológicos e do conhecimento – o uso da tecnologia como suporte para a formação de redes de conhecimento.
O Colégio Vinícius tem como base de fundamento epistemológico, os fenômeno da vida humana, os fenômenos naturais e a teoria das múltiplas inteligências. Portanto, o nosso papel como educador é o de desenvolver em nossos alunos a criatividade, a sensibilidade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o auto conhecimento, a sociabilização, a solidariedade, a autonomia e a responsabilidade para que ele analise, interprete e transforme a realidade, visando ao bem-estar do homem em nível pessoal e coletivo.
A escola adota uma metodologia participativa no processo do seu próprio desenvolvimento, traduzida no Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.
Sendo assim, o Colégio privilegia em seu processo de aprendizagem a valorização do potencial humano, espiritual e intelectual, bem como a contribuição imprescindível da equipe, no mundo do trabalho e da realização pessoal.