Educação Infantil

A Educação Infantil é o início do processo educacional formal; a primeira saída da criança para além dos vínculos afetivos familiares em direção à experiência da socialização estruturada.

Partindo da vivência e dos universos sociais da criança, a escola tem como missão estimular, ampliar e consolidar seu desenvolvimento, seus conhecimentos e suas habilidades. A aproximação entre escola e família, para compartilhar responsabilidades e realidades culturais diversas, é um ponto essencial para o sucesso do trabalho.

Nesse sentido, as práticas pedagógicas se estruturam a partir da interação da criança enquanto brinca, a fim de garantir seu desenvolvimento integral. Observando os dois movimentos, interações e brincadeira, tornando possível identificar como a criança se expressa, lida com frustações, resolve conflitos e controla emoções.

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão organizadas em cinco campos de experiencia: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A BNCC define ainda seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se, os quais apontam para a formação de uma criança protagonista, que se sente provocada por desafios e deseja resolvê-los. Sendo assim, o

objetivo da Educação Infantil no Colégio Vinícius de Moraes visa o desenvolvimento integral da criança até 05 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Proporcionando à criança o desenvolvimento de sua autoimagem, o convívio no seu processo de socialização, com a percepção das diferenças e contradições sociais.

Os alunos da Educação Infantil no Colégio Vinícius de Moraes participam de projetos pedagógicos, atividades esportivas, cívicas, recreativas e festivas, entre eles:

a) Arte (modelagem, pintura, desenho)
b) Contar e encantar com histórias
c) Programa Escola da Inteligência
d) Judô