Novo Ensino Médio

Um dos principais objetivos do Ensino Médio é garantir a consolidação e ampliação dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. As Aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio estão organizadas por áreas do conhecimento. As competências e habilidades da BNCC constituem a Formação Geral Básica e essa unidade curricular deve respeitar o limite de 1.800 horas do total da carga horária do Ensino Médio, conforme apontam as normativas educacionais.

De maneira gradativa, o Colégio Vinícius de Moraes iniciou o Novo Ensino Médio em 2022. Nesse contexto, entendemos que é papel da escola contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio.

PROJETO DE VIDA

Cada jovem traz consigo uma história singular. Acolher as muitas juventudes no ambiente escolar implica promover o respeito às diferenças e proporcionar uma formação que auxilie a traçar seus próprios caminhos. Conhecer-se, tomar decisões, transformar sonhos em objetivos e traçar planos para alcançá-los são desafios constantes em seu cotidiano. É nesse contexto que a escola aparece colocando o aluno como protagonista da própria história, por meio das ferramentas do Programa Escola da Inteligência, de Augusto Cury, dialogando com o jovem a partir do seu momento atual, construindo habilidades importantes para seu pleno desenvolvimento.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

TRILHAS ESPECÍFICAS

São disponibilizadas Trilhas específicas que oferecem percursos de aprendizagens semestrais, organizadas por áreas de conhecimento e que abarcam os quatro eixos estruturantes definidos nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

ELETIVAS

O objetivo das eletivas é promover aos alunos a experimentação e a vivência de diferentes temáticas ou, ainda contemplar estudos relevantes para o contexto local em que estão inseridos. Junto com o Ciclo Comum e as Trilhas Específicas, as Eletivas compõem os Itinerários Formativos.

As Eletivas e Trilhas Específicas são escolhidas pelos pais e alunos a cada semestre, de modo a oferecer aos alunos opções que complementem e enriqueçam o processo de aprendizagem.